Câmara aprova “Projeto Escola Consciente” do vereador Marinho Sampaio

O texto da lei foi elaborado em conjunto com as engenheiras Ambientais e Sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine; secretaria municipal de Educação abraçou a iniciativa
Câmara aprova “Projeto Escola Consciente” do vereador Marinho Sampaio

Foto: Allan S. Ribeiro

Os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram, na noite desta terça-feira, 17 de outubro, um projeto de lei de autoria de Marinho Sampaio (PMDB) que pretende incentivar a educação ambiental nas escolas municipais. O texto foi elaborado em parceria com as engenheiras Ambientais e Sanitárias Fabiana Mara, Josi Carmelo e Carla Raffaine.

De acordo com a nova lei deverá ser implantado, nas escolas públicas e particulares da cidade, o “Projeto Escola Consciente – PEC”. Ou seja, as unidades receberão uma certificação ambiental ao desenvolverem ações, atividades ou iniciativas voltadas para a educação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais.

De acordo com os autores o foco é promover redução do consumo de energia, separação dos resíduos sólidos, implantação de horta vertical, além de métodos de consumo consciente de água e preservação do meio ambiente. “Já discutimos a ideia com a secretária municipal da Educação, Sueli Vilela, que gostou muito da proposta e deverá regulamentar a aplicação em todas as escolas da rede municipal”, destacou Marinho.

Assim que for sancionada pela administração a nova legislação também deverá ser aplicada às escolas particulares. As engenheiras estiveram no Plenário da Câmara detalhando a ideia e destacando que mudanças simples na rotina das escolas podem promover grandes melhorias. “O melhor é que as crianças aprendem e levam esses conceitos para serem aplicados também em casa”, frisam.

A certificação depende do cumprimento de pelo menos três objetivos e será concedida ao final de cada ano letivo. O documento terá validade de dois anos podendo ser renovado.

(Com informações gabinete vereador Marinho Sampaio)